domingo, 26 de março de 2017

Viver o presente...


Viver o presente...
(Teresa Augusto Shanor)

Muito se fala em qualidade de vida, viver bem, aproveitar o presente, esquecer o passado e não esperar pelo futuro, pois o que vier é lucro.
Mas o que é qualidade de vida? 
O que é viver bem?
O que é aproveitar o presente?
O que é esquecer o passado?
O que é não esperar nada do futuro?

Todos me parecem saber muito bem tudo isso, menos eu e aí eu me pergunto: 
Será que sei o que é tudo isso?
E será que todos sabem mesmo o que dizem a respeito?
Será que colocam em prática ou aproveitam tudo que dizem?
Tenho minhas dúvidas, pois tudo o que sei é que vivo de acordo com minha possibilidade e nível de evolução espiritual no contesto universal e penso que o que é bom para alguns, pode ser ruim para outros.
O que parece certo para alguns, pode parecer totalmente errado para outros.
E quanto ao futuro?
Como viver sem esperar algo de bom, sem expectativas mais adiante, sem perder o sabor de lutar?

Sempre contamos com a esperança de uma luz no fim do túnel.
Pelo menos para os latinos americanos isso é vital.
Os nórdicos são mais práticos e racionais e não contam com nada mesmo para o futuro, mas isto é parte da cultura milenar deles e um latino-americano morreria de tristeza, sem esperanças em meio a eles.
(refiro-me aos nórdicos que conheço e com os quais convivi e que nem conhecem a palavra esperança. São extremamente realistas e só).

Sei que esperar pelo futuro não significa viver o presente de braços cruzados esperando que tudo caia do céu.
É preciso lutar, trabalhar, procurar e agir a cada momento.
Mas cada um tem sua própria maneira de agir e o que parece a alguns um marasmo, pode ser apenas uma aparente condição.
Alguns são ansiosos e impacientes e isso não significa que sejam mais eficientes do que quem é calmo e tolerante.

Muitas vezes, sem que outros percebam, agimos  no nosso presente de maneira eficiente, porém, sem alarido desnecessário.
E suspirar e desabafar sentimentos, não significa inércia, nem renúncia. É apenas uma forma de expressão e nada mais.
Seja como for, continuo seguindo com as mesmas perguntas para mim mesma, já que a verdade sómente ao Universo pertence e  cada um é o senhor de si e não tem capacidade para determinar o que seu alheio deve ou não fazer.
Cada um é responsável por si só e pronto. Terá que conviver com a Lei da Ação e Reação, quer queiramos ou não e esta é uma regra que conheco desde que nasci e vivo sob sua influência constante.

Gosto de escrever o que vivi e minha bagagem de vida é tão grande e diversificada que nem mesmo eu acredito que já passei por tantas experiências.
E continuo me interrogando na tentativa de errar o menos possível.
Quiçá um dia eu consiga!!

Sou um grão de areia no Universo, consciente de que todos os grãos juntos formam a nossa realidade.

15/05/2011


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...